Sobre

Sobre o Projeto

CADE – Cartografia Decolonial, é um projeto interdisciplinar de pesquisa e estudo sobre comunicação decolonial e o audiovisual indígena pernambucano, analisando a inserção de profissionais indígenas na formação de equipes de projetos e produções audiovisuais. Mapeando obras e registros audiovisuais com atuação ou temática indígena produzidos entre os anos de 2010 a 2020, identificando seus temas, discussões e estilos, buscamos entender quem são as pessoas responsáveis por esses filmes, suas motivações, desafios, dificuldades e conquistas.

A pesquisa resultou em um acervo curatorial construído a partir da análise de 112 produções audiovisuais com atuação de indígenas na equipe ou com temática indígena realizadas em Pernambuco, na segunda década do século XXI. Produções de curta, média e longa duração, mapeadas por serem feitas por profissionais indígenas do audiovisual ou por registrarem e representarem costumes e tradições dos povos e comunidades indígenas pernambucanos. Mapeamos a quantidade de obras produzidas por ano, quantidade de filmes por gênero audiovisual, quantidade de filmes por duração, a proporção de filmes produzidos por diferentes tipos de incentivo. Identificar quantos vídeos foram produzidos por território, e um quantitativo de produções que dialoga com os povos e etnias pernambucanos. Analisar os temas que são comuns a essas produções, e a relação dessa produção audiovisual com os acontecimentos que atravessam a realidade dos povos indígenas pernambucanos na última década. Todos os dados estão disponíveis neste site, através de gráficos que ilustram os contrastes da quantidade de filmes realizados de ano a ano, assim como a maior parte dos filmes mapeados pela pesquisa se encontram disponíveis para serem assistidos.

Além do acervo, criamos grupos focais, onde se debate sobre o audiovisual indígena pernambucano, trazendo a perspectiva de profissionais de diferentes povos, etnias e territórios, que possuem seu trabalho e vida em Pernambuco, para participarem conosco de conversas e partilharem um pouco sobre suas trajetórias, sua ligação com a linguagem do audiovisual e sobre políticas públicas afirmativas para a população indígena na cultura. Assim como a contribuição em alguns momentos de profissionais do audiovisual negro, na tentativa de espelharmos as lutas antiracistas, e podermos aprofundar os debates relacionados a decolonialidade no audiovisual. O registro audiovisual desses encontros também está disponível em nosso site, assim como no YouTube da pesquisa.

CADE – Cartografia Decolonial é realizada pela pesquisadora em comunicação Tatiana Quintero (CO) e pelo produtor cultural Thiago das Mercês (PE), com orientação do realizador audiovisual Marcelo Pedroso (PE), prefácio do artista visual Abiniel Nascimento (PE), participação da antropóloga Elisa Ramos Pankararu, comunicação produzida pelo Coletivo Thul’se Audiovisual, produtora audiovisual Fulni-ô, contando com uma vasta equipe interdisciplinar de profissionais para construir esta análise. O site, desenvolvido por Diogo Andrade ( Planetária Web Design ), abriga nosso livro digital, contendo a análise de todos os dados da pesquisa. Levando a reflexão sobre a produção audiovisual e autoral indígena, sua construção ao longo de dez anos, e os desafios para alcançarmos políticas públicas culturais e audiovisuais voltadas para os povos originários. O site possui acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual, produzido pela Ferva Acessibilidade. O projeto é fruto do Sistema de Incentivo à Cultura – SIC 2020/2021, Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Ficha Técnica

Tayho Fulni-ô

EDITOR

Pedro Félix

REVISOR DE TEXTOS

Fernanda Mi’saw

CAPTAÇÃO DE IMAGEM E LOGGER

Delourenço

DESIGNER

Matthews Rocha

ASSISTENTE DE PESQUISA

Jéssica Otaviano

PRODUTORA EXECUTIVA

Diogo Andrade

Web Designer

Sennor Ramos

DIAGRAMADOR

Vanessa Marques

ACESSIBILIDADE

Tatiana Quintero

COORDENADORA E PESQUISADORA

Narriman Kauane

SOCIAL MEDIA

Marcelo Pedroso

Orientador

Thiago das Mercês

PESQUISADOR

Jota Carmo

ASSISTENTE DE PESQUISA

Elisa Urbano Ramos

ANTROPÓLOGA

HISTORIADOR
Francisco Pedrosa

REVISOR DE CONTEÚDO E PREFÁCIO
Abiniel Nascimento

ASSISTENTE DE PESQUISA
Mickellangelo Costa

EQUIPE DE ACESSIBILIDADE
Direção de acessibilidade: Ferva Acessibilidade
Roteiro de audiodescrição: Vanessa Marques
Consultoria de audiodescrição: Lara Souto Santana
Consultoria de acessibilidade digital: Sthevan Ferraz

EDITOR DE VÍDEOS
Coletivo Thul’sê Audiovisual

SOCIAL MEDIA
Coletivo Thul’sê Audiovisual

APOIO
LC Consultoria e Assessoria Contábil
Prisma
Afinco Produções

PEDIMOS PERMISSÃO
A todos os povos originários de Pernambuco e do Brasil

AGRADECIMENTOS
Bia Pankararu
Sylara Silverio
José Cleiton Carbonel
Hugo Fulni-ô
Diego Xukuru
Narriman Kawane
Juliana Lima

Incentivo: Sistema de Incentivo à Cultura – SIC 2020/2021, Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura, Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Voltar ao topo